Comments System

Breaking News

FEIRA DE SANTANA E A SUA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA

 EXCLUSIVO

FEIRA DE SANTANA E A SUA ADMINSTRAÇÃO PÚBLICA

Por Gutemberg Suzarte - Feira de Santana

 

A administração pública de Feira de Santana está deixando e muito a desejar. Ou seja, uma grande parte das secretarias faltam com o compromisso de atender a população que é de executar, fiscalizar, não sei se estão faltando profissionais para tal serviço. Mas se estiver, o correto é realizar concursos para que cada área específica seja atendida e não dá emprego “político” para aquele vereador ao qual apoiou o candidato ao governo municipal.

Vejam que estou falando somente no âmbito Municipal, mas se aplica também ao Estadual e Federal.

É importante ressaltar que a falta de compromisso e eficiência por parte das secretarias afeta diretamente a população e prejudica o desenvolvimento da cidade. Realizar concursos públicos para cada área específica é uma medida fundamental para garantir a contratação de profissionais capacitados qualificados e compromissados. Dessa forma, é possível assegurar que as funções sejam exercidas de maneira eficiente e responsável, atendendo às necessidades da população.

Dar empregos "políticos" como retribuição por apoio durante as eleições não é uma prática adequada nem democrática. O critério para ocupar cargos no serviço público deve ser a capacidade técnica e habilidades relevantes ao cargo, garantindo a imparcialidade e eficácia na gestão pública. É fundamental que os gestores e autoridades públicas sejam responsáveis e transparentes em suas ações. A busca por profissionais qualificados e o monitoramento eficiente das atividades são pilares essenciais para uma administração pública eficiente e que atenda aos anseios da população.

São tantas obras que estão concluídas ou a concluir na cidade que na verdade uma boa parte não serve para nada: Por exemplo:

Qual a serventia das estações do chamado BRT na Av. João Durval Carneiro?

Aquelas cinco ou seis estações que enfeiam toda a extensão da avenida, e que não estão em funcionamento, uma certeza é que só servem para causar acidentes, como tantos que já vimos.

Quanto à ocorrência de acidentes, é importante entender se essas estações foram mal projetadas ou se é a falta de conscientização dos motoristas e pedestres. Em qualquer um dos casos, se faz necessário haver uma educação contínua e uma fiscalização eficaz para garantir a segurança de todos.

Outra situação bem simples que poderia ter sido feita há muito tempo pela Secretaria Municipal de Trânsito (SMT), são as faixas nas pistas da zona urbana da cidade estão todas apagadas, ninguém sabe qual é mesmo a direção a seguir, a avenida Getúlio Vargas, em toda a sua extensão não existe marcação de via, as faixas também de pedestre estão apagadas, nos semáforos também não é diferente. Com relação a trafego de veículos não existe os profissionais de transito, ou quando existem eles não estão no lugar certo na hora certa.

Porque não seguimos exemplos do bem como em Brasilia:  O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural do Distrito Federal (Condepac-DF), em reunião extraordinária com pauta única, realizada nesta sexta-feira (19), apresentou um parecer e aprovou o reconhecimento da cultura de respeito à faixa de pedestres como Patrimônio Cultural Imaterial do DF.

Essa é uma situação bastante problemática e perigosa para os motoristas e pedestres. A falta de sinalização adequada nas faixas e semáforos pode causar confusão e aumentar o risco de acidentes.

Seria de extrema importância que a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) resolvesse esse problema, garantindo que as faixas de pedestres e as marcações de via estejam sempre visíveis e em bom estado de conservação.

Além disso, é fundamental que os agentes de trânsito estejam presentes nos locais estratégicos e nos momentos adequados, a fim de orientar os motoristas e garantir o cumprimento das regras de trânsito.

A situação em que um motorista é abordado pela polícia ao estacionar em fila dupla, mesmo que seja apenas para comprar um pão, mostra a necessidade de uma fiscalização mais rigorosa para coibir esse tipo de comportamento irresponsável.

É necessário que a SMT, juntamente com a Polícia Militar, tome medidas efetivas para melhorar a situação do tráfego de veículos na cidade, seja por meio da fiscalização mais presente, da manutenção adequada da sinalização ou do aumento da conscientização dos motoristas sobre a importância de respeitar as regras de trânsito.

Se essa situação não for resolvida a tempo, os riscos de acidentes e o desconforto no trânsito só irão aumentar. É preciso agir de forma proativa para garantir a segurança e fluidez no trânsito da zona urbana da cidade. 

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA, E DRENAGEM NA RUA MISTURA FINA E ADJACÊNCIA

Em 16/11/2021 fizemos um registro no site FALA FEIRA 156, para que se fosse feita um patrolamento, manutenção e conservação de vias não pavimentadas (vias de chão batido/terra) com aplicação ou não de saibro ou outro material adequado, nas ruas MISTURA FINA, TRAVESSA DAS FLORES, RUA PARAITUNA, TRAVESSA CELINA e ADJACÊNCIAS no BAIRRO LAGOA SUBAÉ, onde gerou um número de protocolo 203092 e desde então nada foi realizado, e agora no final de Abril de 2022 fizemos um abaixo assinado e protocolamos na prefeitura, gerando um protocolo de 20437 de 28/04/2022.

Na rua Mistura Fina no bairro lagoa SUBAÉ que conforme moradores antigos relatam que a rua consta na SECRETARIADE DESENVOLVIMENTO URBANO - SEDUR como calçada.

“Uma solicitação foi feita em novembro de 2021, e nada foi feito pela prefeitura, não vieram verificar a situação da rua", diz um internauta.

Conversando com um dos moradores mais antigo da rua Sr. Raimundo o mesmo relatou que:

“A situação cada vez mais ao invés de melhorar piora, porque quando chove bastante a rua fica intransitável, citou a rua principal Celina que foi calçada, e quando vem toda a água de chuva da travessa Celina. Relatou também que ele e os filhos fazem um beneficiamento com entulhos na rua para que não fique pior e que a prefeitura nunca veio dar uma olhada na situação das ruas”. Pontuou o morador.

Moradores antigos relataram que a rua consta na prefeitura como calçada, "estamos fazendo um abaixo assinado para levar para a prefeitura", diz um morador.

Com relação ao abaixo assinado pleiteando melhorias nas ruas em questão desde 2022 estamos tentando entrar em contato com uma série de Secretários, Coordenadores, Gerentes e todos eles sempre alegam a mesma coisa, “Os projetos que a Prefeitura envia para a Câmara são barrados pelos vereadores”. 

Vamos conversar com a Presidenta e Vereadora da Câmara Municipal de Feira de Santana a Ilmª Srª EREMITA MOTA e procuramos saber sobre a questão em pauta.

GutembaNEWS:Bom dia Senhora Presidenta, é sabido de toda a população de Feira de Santana mais precisamente as mais carentes que a cidade como um todo necessita de urgentemente de pavimentação, drenagem, ruas estão esburacadas, quando chove é um verdadeiro suplicio para moradores que não tem onde morar ou até mesmo aqueles que tem como é o caso de alguns condomínios de alto padrão na cidade ficam alagados e nada é resolvido. Como a câmara poderia se posicionar a respeito disso? E não só cuidar das ruas e avenidas principais e tecer cuidado mais atento com que se concerne a população mais carente.

EREMITA MOTA: É um grande prazer conceder esta entrevista. Sua primeira pergunta é muito boa e, por si só, já descreve o que herdamos em mais de 20 anos do mesmo grupo político administrando a nossa Feira de Santana. Grupo este liderado pelo ex-prefeito José Ronaldo. Entendo que Feira de Santana precisa de uma gestão moderna e eficiente, focada nas pessoas e em obras estruturantes e de longo prazo. 

No passado tivemos bons exemplos como João Durval Carneiro, os saudosos Colbert pai e José Falcão, que faziam as obras para durar. Atualmente, o que se vê é que fazem um asfalto fino e frio, com intuito de manter sempre um fluxo de pequenos reparos, sem preservar o dinheiro do povo e gastar por gastar. Há ruas no bairro Santa Mônica que receberam asfalto há 25 anos e o asfalto está firme até hoje. E por que outras ruas pavimentadas há 3, 6 anos já estão totalmente destruídas? 

Na minha gestão como presidente da Câmara, nunca me furtei de tentar dialogar com o Executivo. Me orgulho em ser a presidente que mais disponibiliza a Tribuna Livre, dando voz e vez à população. Hoje, temos uma Câmara moderna, bonita e acessível para todos. 

O papel dos vereadores classifica-se basicamente em legislar, fiscalizar, sugerir e representar. Os vereadores aprovam as leis que regulamentam a vida da cidade, porém o abandono que se encontra nossa Feira de Santana, infelizmente, é o resultado de uma gestão ineficiente desse grupo político que aí está. 

 GutembaNEWS: Como a Câmara Municipal está ajudando a sanar essas pendencias junto a Prefeitura e as suas respectivas Secretarias?

EREMITA MOTA: Aprovamos uma Lei, recentemente, que estabeleceria uma fiscalização permanente sobre o acompanhamento de obras como a do programa Minha Casa Minha Vida, inclusive de autoria de um vereador do governo, porém o prefeito vetou. 

A Câmara Municipal tem hoje mais 200 pedidos de informações sobre obras, saneamento e aplicação de recursos, mas o prefeito não responde. 200 só este ano. Claramente passamos por uma gestão sem transparência e que impede o pleno exercício dos vereadores. 

Estamos estudando com o jurídico medidas judiciais para que o prefeito preste contas do que tem feito com o dinheiro do povo, para que possamos evitar obras fantasmas que só existem no nome, a exemplo do BRT e do Shopping Popular. 

GutembaNEWS: Em relato de alguns vereadores da situação em seus discursos na própria câmara, a oposição está bloqueando as pautas do governo com relação a disponibilização de recursos para drenagem e asfaltamento de ruas, até que ponto esse entrave chega?

EREMITA MOTA: A Câmara de Vereadores nunca faltou à nossa cidade. Aprovamos um orçamento que vem sendo descumprido pelo prefeito. Já aprovamos uma dezena de projetos do Executivo, que quando chegam conforme o regimento são pautados.

Aprovamos o reajuste dos servidores e a criação de gratificação para agentes de trânsito, engenheiros e arquitetos. A Câmara recebeu em 2024 o reajuste atrasado dos professores e agentes de saúde e de endemias. Todos aprovados com rapidez e responsabilidade. 

A Câmara Municipal tem boa vontade com o que é justo, correto e está conforme a lei. Porém, se temos um prefeito que quer gerir à margem da lei, não conte comigo. Tenho uma vida pública limpa e uma história a zelar. Tivemos uma CPI, que investigou fatos que levaram a Polícia Federal para dentro da Secretaria de Governo. Nunca aconteceu da Polícia Federal precisar fazer operação no prédio da Prefeitura. 

Então, o papel de fiscalizar e legislar, esta Casa cumpre com independência, apesar de alguns vereadores acharem que devemos ser coniventes com o erro, o descaso e o abandono. Mas não sou. Sou uma mulher, a primeira a presidir esta instituição e tenho que ser exemplo. Na minha gestão, prefeito nenhum terá cheque em branco e gastará o dinheiro do povo como bem entender. 

GutembaNEWS: A população fica nesse fogo cruzado entre Câmara, Prefeito e vereadores e na verdade quem mais perde é o povo. Como resolver essa questão? 

EREMITA MOTA: Da minha parte não existe fogo cruzado. Em 20 anos como vereadora nunca aceitei nada que estivesse fora das linhas da justiça. Se for correto, contem comigo; se for à margem da lei estejam certos que enfrentaram uma leoa na preservação do bem público. 

GutembaNEWS: Estamos chegando a mais um pleito eleitoral municipal, certamente os edis que vão tentar uma reeleição estarão mais uma vez prometendo mundos e fundos para a população e quando eleitos não resolvem as questões mais prementes. Qual seria a sua visão sobre isso?

EREMITA MOTA: A função do vereador é analisar, fiscalizar,  propor e votar leis. Rejeitar, se necessário; aprovar, se possível e cobrar políticas públicas em favor do povo. 

Tenho uma postura muito firme, mas só posso falar por mim. Não prometo. Tenho posição e compromisso com as mulheres, com a população idosa e com o cuidado com o ser humano. 

São minhas pautas e defendo estas posições, independentemente de quem esteja no governo: aliado ou adversário. 


"Vou ter que me esforçar muito, fazer um trabalho transparente, que as pessoas tenham orgulho. Outras mulheres mais novas poderão seguir esse caminho no futuro, é um legado que quero deixar para Feira de Santana", disse.

Com informações para o site: GutembaNEWS do reporter Gutemberg Suzarte


Nenhum comentário

AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.