FRANCOS E TRANSPARENTES
China
acusa EUA de manterem política “extremamente perigosa” e diz que relação está
em “ponto morto”
26 JUL 2021 - 18:04 ATUALIZADO ÁS 18:32
Nova reunião entre os representantes dos EUA e da China, e novo desencontro, a julgar pelas declarações de uns e outros. O lado dos EUA definiu em um comunicado como “francas e transparentes” —a oportuna convenção diplomática para descrever um diálogo hostil— as negociações na cidade costeira chinesa de Tianjin entre a número dois do Departamento de Estado, Wendy Sherman, e altos representante do Ministério das Relações Exteriores da China. O lado chinês acusou Washington de manter uma política “extremamente perigosa" em relação ao seu país e entregou uma lista de erros que os EUA deveriam corrigir a fim de tentar colocar novamente nos trilhos uma relação sem sinais aparentes de se endireitar.
O encontro, o primeiro entre altos funcionários estrangeiros dos dois países desde o fracasso do realizado no Alasca em março, não indicava otimismo nem mesmo nas negociações preliminares. A visita de Sherman, a última etapa da viagem da subsecretária de Estado pelo Extremo Oriente, só foi confirmada quando já estava bem avançado seu trajeto pelo Japão, Coreia do Sul e Mongólia, em razão de diferenças entre Washington e Pequim sobre quem exatamente deveriam ser os interlocutores chineses nessa parada.
Nenhum comentário
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.