DENÚNCIA! GENOCÍDIO AMBIENTAL!
Comboio de balsas lotadas de madeira é filmado no Pará
"O jornalista Celivaldo Carneiro fez neste final de semana em Santarém, oeste do Pará, um flagrante impactante: filmou um comboio de 6 balsas, abarrotadas de toras de madeira oriundas da região do Arapiuns. As balsas, em plena luz do dia, conduzidas por um empurrador, desciam o rio Arapiuns em direção ao rio Tapajós. Normalmente esse tipo de transporte é feito à noite, para burlar a fiscalização."
Imagens foram gravadas no
dia 22 de agosto e mostram gigante carregamento sendo conduzido por um
empurrador
“Isso aqui é uma balsa de madeira. São quatro balsas de exploração de madeira saindo na boca do rio Arapiuns. Não posso imaginar nem quantos metros cúbicos [de madeira] seria. Olha a quantidade de madeira”, diz o jornalista.
A notícia foi publicada no portal Jeso Carneiro e no jornal Gazeta de Santarém, que afirmaram ter entrado em contato com as autoridades ambientais do estado sobre o caso.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará disse, em nota, que iria notificar a Marinha brasileira para atuar no caso a fim de localizar o comboio e verificar se as toras são de madeira ilegal.
“O objetivo é localizar o referido comboio com a carga e fazer a devida abordagem. A Capitania dos Portos e a Marinha do Brasil são parceiras dos órgãos ambientais no Pará, sempre colaborando e prestando apoio nas ações fluviais”, afirmou o órgão.Uma fonte ouvida por CartaCapital aponta que, pela dimensão do super carregamento e pela Semas não ter identificado de pronto a embarcação, há indícios de que a madeira seja de origem ilegal.
Além disso, há inconsistência sobre o tamanho da embarcação e as regras definidas para a prática do manejo sustentável – uma autorização da exploração da madeira feita de forma sustentável.
De acordo com o site da
Fundação Florestal, órgão ligado ao Ministério da Agricultura e responsável
pelas autorizações de manejo, “a área concedida é manejada em um sistema
de rodízio, o que permite a produção contínua e sustentável de
madeira. Apenas de quatro a seis árvores são retiradas por hectare, área
equivalente a um campo de futebol oficial.”
A reportagem entrou em
contato com a Semas e com a Marinha, mas, até a publicação, não obteve
resposta.
Na terça-feira 1, a Semas apresentou os resultados da
terceira fase da Operação Amazônia Viva, que, segundo o órgão ambiental, visa
“a diminuição progressiva do desmatamento no Pará”.
A operação aconteceu entre os dias 17 e 29 de agosto, mas não há
menção ao carregamento mostrado nas imagens, já que as áreas compreendidas não
são as mesmas da filmagem.
O secretário da pasta, José Mauro de Almeida, afirmou que a atuação da secretaria precisa de mais apoio, sobretudo, do governo federal.
“Considerando que as áreas federais totalizam quase 70% do território paraense, carecemos de uma atuação conjunta, com recursos federais para avançar ainda mais e alcançar resultados mais expressivos nessas áreas”, disse.
Nenhum comentário
AVISO: os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Site GutemBA News.
É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O ADM pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.